Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Aventuras Culinárias XI - Lasanha de Peixe

Fiz mais um pratinho novo, tinha uns medalhões de pescada, fui à dispensa vi umas placas de lasanha e lembrei-me que Lasanha de Peixe deveria ser uma boa aposta..... e foi!

Ingredientes:
4 medalhões de pescada
4 delícias do mar (podem ser mais, eram as que tinha em casa)
12 placas de lasanha
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola picada
1 alho picado
1 caldo de marisco
Azeite
Sal
Pimenta
Molho Béchamel (caseiro)
Queijo de cabra ou ovelha curado (ralado na hora)

Nunca cozinho as placas de lasanha, por isso aconselho a encher um tabuleiro com água quente e demolhar lá as placas enquanto se confeciona o prato (ficam ótimas).

Para o molho Béchamel 
50g de Margarina
2 colheres de sopa de farinha bem cheias
600 ml de leite
Sal
Pimenta
Noz moscada

Derreter a margarina num tacho, adicionar a farinha e mexer até envolver tudo, adicionar todo o leite, mexer um pouco, e passar pela varinha mágica (não muito, apenas o suficiente para uniformizar a mistura).

Levar ao lume, mexendo sempre até engrossar - o molho quente é um pouco mais líquido que o normal, mas após arrefecer fica com a textura certa - temperar a gosto com sal, pimenta e noz moscada e reservar.

Recheio da lasanha:

Colocar o azeite num tacho e refogar a cebola e o alho picado, adicionar os medalhões cortados em pequenos cubos, envolver e deixar cozinhar um pouco, adicionar a polpa de tomate e o caldo de marisco previamente dissolvido em 400ml de água quente.

Deixar cozinhar, temperar com sal e pimenta e no final adicionar as delícias do mar cortadas em pedacinhos ao preparado.

Preparar a lasanha num pirex: espalhar no fundo molho béchamel, uma camada de folhas de lasanha, molho béchamel,  peixe, folha de lasanha, béchamel, peixe, repetir até que finalizem os ingredientes, na última camada deverão ser colocadas folhas de lasanha, béchamel e o queijo ralado

Colocar no forno, pré-aquecido a 160º, durante 30 minutos.

Aqui fica a foto (no prato), não tirei à lasanha inteira após sair do forno (a gula para provar foi muita!)




Sem comentários:

Enviar um comentário