Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Demora na aprovação subsidio desemprego


O tempo de espera para aprovação do subsídio de desemprego roça o ridículo... Quando me inscrevi no IEFP - a 7 de Maio - informaram-me que dentro de 3 semanas receberia uma carta da Segurança Social (SS) com a aprovação e dentro de 2 semanas a mesma estaria disponível no site da SS.

Até agora passaram 6 semanas, não recebi carta e no site o processo está "EM ANÁLISE":



Resumindo e baralhando, há mais de um mês e meio que estou oficialmente desempregada e até ao momento não tenho qualquer informação acerca de nada, com as várias alterações à legislação tenho dúvidas em relação aos meses a que tenho direito, ao próprio valor do subsídio a tudo...

Mas para mim a situação mais grave é deixarem uma pessoa pendurada sem receber um tostão furado durante quase 2 meses!!!!! Felizmente como sou poupadinha tenho € para me manter sem ir às economias. Contudo, acredito que existam milhares de portugueses na mesma situação que eu que não tenham forma de se sustentar, há milhares de pessoas que chegam ao fim do mês sem lhes sobrar absolutamente nada (por vezes até a faltar), ora se deixam de receber não têm como se manter 2 meses sem rendimentos.

Para mim passaram 6 semanas, imagino que existam desempregados para quem já passaram 7, 8, 9, 10 semanas e neste momento, sem salário de qualquer ordem, provavelmente estão a ver-se aflitos para pagar contas, alimentar-se, sustentar os filhos (quem os tenha), situação que se dramatiza ainda mais para quem vive sozinho e não tem remuneração de um cônjuge e tenha todas as despesas mensais a cair, essas pessoas não estão conseguir suprir as suas necessidades básicas, devem estar numa situação absolutamente desesperante.

É vergonhoso que um estado que toma medidas que estrangulam a economia, coloca empresas em situações sufocantes e de falência e, consequentemente, promove um aumento descarado do desemprego, não dê resposta rápida e atempada a pessoas que ficam desempregadas devido à austeridade desmesurada que o próprio Governo impôs.


7 comentários:

  1. Ola, tambem estou na mesma situaçáo. Já entretanto, recebeu a carta? Se sim, quanto tempo levou?
    Bjo, Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Rita,

      O meu subsídio ficou aprovado a 24 de Junho (no site da Segurança Social Direta), a carta chegou 1 semana depois (a informação fica disponibilizada no site antes de se receber a carta).

      Depois pagarem-me tudo foi outro drama, só recebi as 3 prestações em atraso a 23 de Julho (1 mês depois da aprovação e quase 3 meses depois de ter requerido subsídio que foi a 7 de Maio).

      Também sei que os tempos de aprovação e pagamento dependem do local onde a pessoa está inscrita, conheço 2 casos mais ou menos da mesma altura q eu que foi rápido, aprovação entre 2 a 3 semanas e pagamento de subsídio no pr´prio mês.

      Espero que o seu caso se resolva mais rápido que o meu!

      Bjs e boa sorte

      Eliminar
  2. Olá bom dia,

    Eu requeri o subsidio de desemprego a 5 de Julho e ainda não recebi carta nem dinheiro. Na segurança social directa está como pendente mas entretanto já tive que me apresentar no GIP de Carnaxide 2 vezes..
    Queria saber se eles depois pagam com retroactivos ? É que ficar 3 meses sem receber é dose !! Ainda querem eles baixar o valor das indemnizações ! Se não fosse o dinheiro que recebi da indemnização ia ser muito complicado !

    Obrigada

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Pois, isto não está fácil, a mim também me valeu a indemnização.Primeiro vai ficar-lhe a aprovação on-line, para aí uma semana depois recebe a carta em casa e só depois disso pagam! As apresentações essas, têm que ser feitas religiosamente...

      Eles pagam com retroactivos, a mim pagaram-me os 3 meses de uma vez no dia 23 de Julho (os pagamentos chegam a 22 ou no dia útil seguinte se cair em fim-de-semana ou feriado), no meu caso,na Segurança Social Direta, ficou emissão de pagamento a 7 de Julho e o dinheiro só me caiu na conta a 23, se lhe acontecer não desespere,é mesmo assim, temos que ter paciência, ele pode demorar, mas vem...

      Até pode ser que no seu caso não demore tanto a chegar a aprovação como no meu, isso depende da localização do centro de emprego onde se inscreveu, há uns que demoram a partir de 3 semanas..

      Boa sorte!

      Eliminar
  3. Este governo é uma vergonha, subscrevo todos os comentarios feitos.

    ResponderEliminar
  4. Mais um... nem resposta 1 mês...

    ResponderEliminar
  5. Boas, eu fiz o meu pedido a 8 de Agosto e até a data de hoje ainda não obtive resposta nenhuma. Inclusivie no dia 8 de Setembro fui a Segurança Social e eles indicaram-me que em Agosto ninguem do departamento de desemprego trabalha.

    ResponderEliminar