Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Voluntariado - decidi ser voluntária!!

Agora que tenho mais tempo livre, posso aproveitar para me dedicar a atividades para as quais não tinha muita disponibilidade, então decidi que ser voluntária seria um opção muito válida. Porque não ajudar quem precisa? Dar um pouquinho de mim a outro alguém? 

Andei a procurar várias instituições, até que me lembrei de uma sobre a qual li uma reportagem há uns bons anos (acho que no "Expresso"): O Coração Amarelo e escolhi esta instituição porque o seu objetivo é apoiar pessoas idosas em situação de solidão e/ou dependência, porque ainda tenho 3 avós já numa idade bastante avançada, que felizmente não estão isolados do mundo, mas que eu não gostaria de todo que estivessem.....Tenho o meu avô materno, com 90 anos, cego por glaucoma há vários anos, mas de resto com uma máquina oleada, consegue fazer flexões (apesar da proeminente barriga), ainda canta cantares alentejanos e tem a mítica frase "uma mulher sem pêlos é como um jardim sem flores" :), tenho a minha avó materna, com 89, que ainda consegue cuidar do meu avô, mantém uma óptima forma, consegue chegar com as palmas das mãos ao chão sem dobrar os joelhos, sem qualquer dificuldade e acha muito estranho para nós ser difícil fazê-lo ou não conseguirmos.... e tenho a minha avó paterna, com os seus 86 anos, fez slide aos 70 anos, para se mexer tem que tomar medicação caso contrário tem dores limitativas, mas luta contra isso, é um verdadeiro "piolho elétrico", é a super avózinha, anda sempre de um lado para o outro, vai a todas as excursões, participa em imensas atividades, recita e inventa poemas, canta, dança, conta piadolas, é uma força da natureza... Acho que estes exemplos excecionais, que são os meus avós, também acabam por se rejuvenescer, manter mais saudáveis, ir buscar forças onde achamos que já é impossível ir, renovarem-se e surpreender-nos porque têm família, têm quem se preocupe com eles, quem os apoie, com quem falar, rir, recordar, partilhar... Mas existem milhares de idosos que não têm, que precisam quem lhes faça companhia, os ouça, lhes conte histórias, vá com eles passear, a uma consulta, e é isso que fazem os voluntários do Coração Amarelo.

Hoje já enviei um e-mail para a Associação para saber mais pormenores de como me tornar voluntária e ter um ou mais idosos para ajudar, quando tiver mais notícias sobre este tema partilho.




Sem comentários:

Enviar um comentário